Suspeito de matar ex-jogador da seleção de vôlei a tiros em MT tem mandado de prisão decretado
- 13/07/2025 17:02
- Redação/Assessoria
Deputados e senadores decidiram nesta quarta-feira (17) derrubar vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a diferentes projetos aprovados no Congresso Nacional.
O presidente da República tem o direito de vetar dispositivos de projetos de lei e projetos de lei complementar aprovados pela Câmara e pelo Senado.
Mas a decisão final cabe sempre aos parlamentares, que podem manter ou derrubar os trechos vetados.
Entre os vetos que caíram nesta terça está um que permitiria a cobrança dos novos impostos sobre consumo em fundos de investimento. A derrubada da medida foi acordada pelo governo junto à bancada do agronegócio.
A bancada ruralista também conseguiu a derrubada de outro veto, este do governo Bolsonaro, que dispensava registro para produção de bioinsumos. O governo havia vetado dispositivo sob argumento de que contrariava o interesse público, mas parlamentares retomaram a regra.
Os congressistas também retomaram a pensão vitalícia a crianças vítimas da Zika e derrubaram um veto que pode impactar em R$-197 bilhões a conta de luz.
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à deliberação dos vetos — Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Leia a lista completa dos vetos derrubados: